Pagina Inicial Pagina Inicial A Agencia: Saiba mais sobre a gente e a forma como nos trabalhamos! Pesquise por milhares de vagas ou cadastre e gerencie as vagas da sua empresa! Pesquise por milhares de curriculos ou cadastre e gerencie o seu curriculo! Dicas e novidades da nossa agencia ou do setor de RH em geral! Confira os cursos que oferecemos para torna-lo um profissional diferenciado no mercado de trabalho! Fale conosco: duvidas, criticas, sugestoes, queremos saber a sua opiniao! MG Curriculos no Twitter MG Curriculos no Facebook
CUIDADOR INFANTIL - BABÁ
Investimento: R$ 99,00
30 vagas
Início em 26/08/2017 16:00

CURSO PROFISSIONALIZANTE

CUIDADOR INFANTIL - BABÁ


Aulas Presenciais! Professores Qualificados e Especializados na Área

CURSO COM CERTIFICADO


 Local: Instituto Educacional Ômega

Rua Dr. Túlio Hostílio, 144 B - Centro - Araçuaí-MG | Em frente à Exata Contabilidade

Contatos: Whatsapp (33) 9 8758-7274 / 3731-1220/3996

Aulas: Sábados, 14h às 16h

Início: 26/08/2017

Duração: 10 meses


Mensalidade: de R$ 129,00 por R$ 99,00 (apenas para as 20 primeiras vagas, e para pagamento em dia). As demais vagas será o valor de R$ 129,00/mês


 
5162 Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
Títulos
5162-05 - Babá - Baby-sitter, Pajém (baby-sitter em início de carreira)
5162-10 - Cuidador de idosos - Acompanhante de idosos, Cuidador de pessoas idosas e dependentes, Cuidador de idosos domiciliar, Cuidador de idosos institucional, Gero-sitter
5162-15 - Mãe social - Mãe crecheira, Mãe substituta
5162-20 - Cuidador em saúde

Descrição Sumária

Cuidam de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.


Formação e experiência

Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.


Condições gerais de exercício

O trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.


Consulte
 

Código internacional CIUO88
5131 - Niñeras y celadoras infantiles
5133 - Ayudantes de enfermería a domicilio

Notas

O impacto do trabalho do CUIDADOR DE SAÚDE exige um relacionamento efetivo com equipe de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros)e a familia.


GACS - Atividades
A  -  CUIDAR DA PESSOA
A.1  -  Levantar informações sobre a pessoa
A.2  -  Cuidar da aparência e higiene da pessoa
A.3  -  Controlar horários das atividades diárias da pessoa
A.4  -  Ajudar a pessoa nas atividades diárias (banho,necessidades fisiológicas)
A.5  -  Estar atento às ações da pessoa
A.6  -  Verificar informações,sinais dados pela pessoa
A.7  -  Passar informações do dia a dia da pessoa
A.8  -  Relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis
A.9  -  Educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários
A.10  -  Manter o lazer e a recreação no dia-a-dia
A.11  -  Desestimular a agressividade de cjai
A.12  -  Auxiliar no aprendizado da pessoa
B  -  CUIDAR DA SAÚDE DA PESSOA (CJAI)
B.1  -  Observar temperatura,urina, fezes e vômitos
B.2  -  Observar a qualidade do sono
B.3  -  Ajudar nas terapias ocupacionais e físicas
B.4  -  Prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica
B.5  -  Manusear adequadamente cjai
B.6  -  Observar alterações físicas (manchas, inchaço, ferimentos)
B.7  -  Observar as alterações de comportamento
B.8  -  Lidar com comportamentos compulsivos
B.9  -  Controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos
B.10  -  Acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar
B.11  -  Relatar orientação médica aos responsáveis
B.12  -  Seguir orientação de profissionais da saúde
B.13  -  Observar sinais vitais
B.14  -  Relatar condições de saúde aos profissionais e/ou responsáveis
C  -  PROMOVER O BEM-ESTAR DA PESSOA (CJAI)
C.1  -  Ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar
C.2  -  Dar apoio emocional
C.3  -  Ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade
C.4  -  Promover atividades de estímulo a afetividade
C.5  -  Estimular a independência
C.6  -  Orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa
C.7  -  Respeitar a pessoa em seus hábitos, gostos e valores
C.8  -  Encaminhar a pessoa a outros profissionais
D  -  CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO DA PESSOA (CJAI)
D.1  -  Participar na alaboração do cardápio
D.2  -  Verificar a despensa
D.3  -  Observar a qualidade e a validade dos alimentos
D.4  -  Fazer as compras conforme lista e cardápio
D.5  -  Preparar a alimentação
D.6  -  Servir a refeição em ambientes e em porções adequadas
D.7  -  Estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados
D.8  -  Controlar a injestão de líquidos e alimentos
D.9  -  Reeducar os hábitos alimentares da cjai
D.10  -  Ajudar a pessoa na alimentação
E  -  CUIDAR DO AMBIENTE DOMICILIAR E INSTITUCIONAL
E.1  -  Cuidar dos afazeres domésticos
E.2  -  Manter o ambiente organizado e limpo
E.3  -  Recomendar adequação ambiental
E.4  -  Prevenir acidentes
E.5  -  Administrar o dinheiro recebido (per-capita)
E.6  -  Cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai
E.7  -  Preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai
F  -  INCENTIVAR A CULTURA E EDUCAÇÃO
F.1  -  Estimular o gosto pela música, dança e esporte
F.2  -  Selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade
F.3  -  Ler estórias e textos para cjai
F.4  -  Ajudar nas tarefas escolares
F.5  -  Ensinar boas maneiras
G  -  ACOMPANHAR PESSOA (CJAI) EM ATIVIDADES EXTERNAS( PASSEIOS, VIAGENS E FÉRIAS)
G.1  -  Planejar passeios
G.2  -  Listar objetos de viagem
G.3  -  Arrumar a bagagem
G.4  -  Preparar a mala de remédios
G.5  -  Preparar documentos e lista de telefones úteis
G.6  -  Acondicionar alimentação para atividades externas
G.7  -  Acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas
G.8  -  Auxiliar nos preparativos de viagem
G.9  -  Comunicar saída para atividades externas da pessoa aos responsáveis
Z  -  DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
Z.1  -  Demosntrar preparo fisico
Z.2  -  Demosntrar capacidade de acolhimento
Z.3  -  Demonstrar capacidade de adaptação
Z.4  -  Demonstrar empatia
Z.5  -  Respeitar a privacidade da cjai
Z.6  -  Demonstrar paciência
Z.7  -  Demosntrar capacidade de escuta
Z.8  -  Demosntrar capacidade de percepção
Z.9  -  Manter a calma em situações críticas
Z.10  -  Demonstrar discrição
Z.11  -  Demosntrar capacidade de tomar decisões
Z.12  -  Demonstrar capacidade de reconhecer limites pessoais
Z.13  -  Demonstrar criatividade
Z.14  -  Demonstrar capacidade de buscar informações e orientações técnicas
Z.15  -  Demonstrar iniciativa
Z.16  -  Demosntrar preparo emocional
Z.17  -  Transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala
Z.18  -  Demonstrar capacidade de administrar o tempo
Z.19  -  Demonstrar honestidade

Recursos de Trabalho

Manual de instruções

Aparelho de pressão

Babá eletrônica

Esterilizador

Inalador-nebulizador

Agenda

Bolsa térmica

Primeiros socorros

Brinquedos pedagógicos

Termômetro

Vaporizador

Telefone, bip

Umidificador

Despertador

Aparelho Digital De Pressão

Inalador/nebulizador

Kit De Primeiros Socorros


TítuloRecurso(s)
Babá  
Cuidador de idosos  
Mãe social  
Cuidador em saúde  

 
Glossário

CJAI - crianças, jovens, adultos e idosos que estão sob cuidados. Baby-sitter: babá. Gero-sitter: cuidador de pessoas idosas, algumas vezes denominados erroneamente de Geri-sitter. O termo correto é Gero-sitter, com raiz em gerontologia.



Cursos









Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia MG Currículos 2012 ®. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA PRINCIPAL | QUEM SOMOS | NOVIDADES | CURSOS | CURRÍCULOS | VAGAS | CONTATO
Política de Privacidade (LGPD)
R. Dr. Túlio Hostílio, 144 B Centro, Araçuaí (MG)
[email protected] 33 37311220